Bem-vindo ao Expectativa & Satisfação na EAD!


Este espaço pretende reunir reflexões sobre o que podemos ou devemos esperar da Educação a Distância.

O que é necessário para que alunos e professores sintam-se satisfeitos com a EAD?

segunda-feira, 16 de março de 2009

A evasão na ead deve ser uma preocupação constante

Segundo uma pesquisa realizada pela FGV-EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em 2005, sobre o índice de evasão em educação superior a distância, os cursos totalmente a distância têm maior evasão (30%) que os cursos semipresenciais (8%). Os cursos de extensão e especialização têm 25% de evasão. Entre as escolas privadas e públicas também há uma diferença. Enquanto nas públicas tem 11% de evasão, nas privadas o percentual é de 23%. A maior diferença existente está entre os cursos certificados pelo MEC(21%) e os cursos com certificação própria (62%).

Fonte: FAVERO, Rute V. M. e FRANCO, Sérgio R. K. Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância. 2006.
http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25103.pdf
Acesso em: 21 mar. 2009.

4 comentários:

  1. Olá Jean!
    Sou Priscila, sua colega de curso.
    Gostei muito do seu blog.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que evasão = interesse + efetividade + segurança

    ResponderExcluir
  3. Oi Priscila. Obrigado!

    Volte sempre.
    Jean.

    ResponderExcluir
  4. Podemos considerar a evasão como o maior limite encontrado por gestores da EAD. Isso se deve desde a falta de recursos financeiros do público alvo até a dificuldade de construção de autonomia no processo de aprendizagem. O aluno acaba confundindo a flexibilidade da metodologia e não consegue lidar com o tempo ( que parece mais longo do que é de fato).
    O aluno busca na flexibilidade da EAD uma solução imediata para conciliar seu trabalho e demais afazeres com o estudo. E quando isso não é conseguido, surge a desistencia.
    Diante disso, cabe aos professores e tutores dá uma maior ênfase ao atendimento ao aluno, à criação de vínculos, de laços afetivos, a fim de obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem e concomitantemente diminuir a evasão. (Allin)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Sua opinião sobre a necessidade de haver permanente preocupação com a evasão de alunos na ead